quarta-feira, 15 de maio de 2013

Chip “dedo duro”


 Cartão com localizador via rádio é usado para registrar presença dos alunos (Foto: Reprodução/Northside Independent School District)
Autoridades educacionais começaram a implantar chips em uniformes escolares para evitar que alunos matem aula.

A chegada do aluno é detectada por sensores, e uma mensagem de texto é enviada para os pais. Uma mensagem diferente é enviada se o aluno está atrasado mais de 20 minutos.

A tecnologia consiste em um sistema de identificação por frequência de rádio (conhecido como RFID) e um código de barras associado com o número do Seguro Social do estudante que são identificados por sensores instalados nas entradas das escolas.

A primeira cidade brasileira onde os chips foram implantados foi Vitória da Conquista (BA), o projeto de implantação iniciou em março de 2012.

O projeto tem o intuito de incentivar os alunos através do monitoramento à assiduidade e que, uma vez dentro da escola eles assistam a todas as aulas sem escapar de nenhuma.

Logo no inicio o chip dedo duro como é conhecido obteve bons resultados em relação ao esperado, entretanto há quem não ligue e há quem abomine o projeto.

E você? Aprova?


2 comentários:

  1. As novidades sempre ajudam a dar um "UP" no blog.
    Tragam mais...

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa.... gostaria de mais especificações do produto para aquisição.

    ResponderExcluir